logo

O desejo sexual numa perspetiva feminista

Cover Image for O desejo sexual numa perspetiva feminista
João Teixeira de Sousa

Historicamente, o tema do desejo sexual é contraditório e dificilmente analisado a partir deuma perspetiva neutral (Leiblum, S.R., 2010). Ao longo dos anos, através de regras e normas emanadas pelas estruturas hegemónicas das culturas vigentes, esteve sempre ao serviço da regulação social.

O desejo sexual é atualmente um fator fundamental na conceptualização da identidade, orientação e no funcionamento e disfunção sexual (Wood, JM., Koch,P. e Manfield, P., 2006). Daí, as referências sistemáticas ao tópico nas discussões científicas sobre sexualidade.

Paradoxalmente, a análise da história do século XX revela como, pelo menos para as mulheres, a sua variação foi sempre patologizada, mas não no mesmo sentido: se no início do século era considerada aberrante ou doentia a mulher quando excessiva no apetite sexual, décadas depois seria considerado patológico a inexistência ou abaixamento do desejo e assim categorizado nos manuais de psiquiatria. Desta forma, sob a capa clínica e da cientificidade, sucederam-se olhares punitivos, constritores e, eventualmente, confusionais: de um momento, Não podes desejar, nem sentir prazer, passamos para outro em que tens de sentir prazer e o normal é desejar.

Publicação Completa

Publicações

Cover Image for Audio: Sexualidade e jovens

Sexualidade e jovens. Antes era tabu, agora "temos de estar todos satisfeitos"?

Alexandre Abrantes Neves (Geração Z), João Teixeira de Sousa
Cover Image for Psicodrama e terapia de casal

"40 Anos - O Psicodrama Como Forma De Vida", de José Teixeira de Sousa

João Teixeira Sousa
Cover Image for O que estará por trás daquela porta?

O manual de leitura da peça "Um Sonho" de August Strindberg

João Teixeira Sousa